Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Poluição aumenta na Grande São Paulo

18/07/2015 às 21:50
por Josélia Pegorim

Atualizado 31/07/2015 às 18:25

O ar na região da Grande São Paulo tem estado mais poluído nos últimos dias. Os níveis de poluição aumentaram um pouco mais sobre São Paulo neste sábado. A Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - registrou qualidade "moderada" em grande parte da região metropolitana. Eram poucos os municípios que apresentavam boa qualidade do ar.

 

 

 

Figura 1: Qualidade do ar na Grande São Paulo. Fonte: CETESB

 

A falta de chuva prolongada e o ar parado, ou seja, sem ventos, aumentou a concentração de poluentes. Desta forma, o horizonte paulistano tem ficado cada vez mais sujo, escurecido por causa do acúmulo de poluentes na atmosfera.

 

Até pelo menos o início da próxima semana, as condições do tempo não devem mudar sobre o leste paulista. Assim, o panorama deve se repetir, ou até mesmo se agravar, nos próximos dias.

 

Na terça-feira, no entanto, uma frente fria se aproxima de São Paulo e volta a provocar rajadas de vento moderadas, que devem favorecer a dispersão dos poluentes. Além disso, entre o final da tarde da terça-feira e a quinta-feira, volta a chover na região metropolitana. Embora a chuva não seja volumosa, será suficiente para limpar a atmosfera, melhorando, portanto, a qualidade do ar.

   

Guarulhos (SP) manhã de 18-07-2015 por Daniel