Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Poluição mata 35 por dia em São Paulo

25/09/2014 às 18:01
por Redação

por Maira Di Giamo

Poluição mata 35 por dia em São Paulo. A afirmação é forte, mas é nossa realidade.  A poluição atmosférica no Estado de São Paulo tirou 17.500 vidas no ano de 2011, e gerou 246 milhões de reais em gastos públicos com hospitais e internações. Pesquisadores estimam que entre 2012 e 2030, muitas vidas ainda devem ser perdidas devido à poluição, entre 236 e 250 mil ou em média 35 mortes por dia.

A qualidade do ar é um grande problema em São Paulo, mas o interesse público pelo assunto ainda é pequeno. O mal é praticamente invisível, e envolve muitos interesses políticos e econômicos. Acontece que a poluição é a sétima maior causa de mortes no mundo, e é a que recebe menos atenção. Pensando nisso, no dia 23 de setembro de 2014, foi realizado na capital paulista, um debate sobre poluição do ar em São Paulo, reunindo representantes do poder público, da sociedade civil organizada, acadêmicos e especialistas na área da saúde e meio ambiente. O tema em pauta foi: “Emergência em saúde pública: a qualidade do ar. Deixaremos o Estado de SP perder 35 vidas ao dia?”.

Um dos objetivos foi informar a população das atuais e verdadeiras condições do ar que respiramos, além de discutir um prazo para a adoção do padrão de qualidade do ar da Organização Mundial de Saúde, muito mais rígido do que o adotado atualmente pela CETESB. Hoje, quando a qualidade do ar aparece com classificação boa no site da CETESB, o ar na verdade ainda pode estar bem prejudicial à nossa saúde, segundo os padrões da OMS. Ambientalistas exigem que a população tenha acesso fácil aos reais prejuízos que a qualidade do ar ruim pode trazer à nossa saúde.

Ao final do debate foi assinado o “manifesto por ar limpo”. Se quiser saber mais e participar,  acesse pelo site: http://www.saudeesustentabilidade.org.br/index.php/english-instituto-saude-e-sustentabilidade-ministerio-publico-federal-instituto-brasileiro-de-protecao-ambiental-e-rede-nossa-sao-paulo-lancam-manifesto-por-ar-limpo/

   

Veja também:

Ar poluído mata 7 milhões por ano