Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Por que as noites sem nuvens são mais frias?

15/06/2015 às 20:16
por Josélia Pegorim

Atualizado 15/06/2016 às 12:03

Nuvens absorvem e refletem o calor direto do sol e o calor que vem da superfície. O maior aquecimento do ar é feito pelo calor que sai da superfície e é devolvido para a atmosfera.

A nebulosidade pode funcionar como um cobertor natural, absorvendo o calor e elevando a temperatura da camada de ar entre as nuvens e o solo. Mas se não há nuvens, o calor que sai da superfície é perdido para o espaço.

Quem está no campo sabe que noite de geada é noite de frio, mas estrelada, com poucas nuvens e ar parado. Os dias de verão normalmente são quentes desde o amanhecer, mas as noites de verão com poucas nuvens são mais frescas do que as noites com muitas nuvens e com chuva.

A quantidade de nuvens é um importante fator que interfere no aquecimento do ar durante o dia e no resfriamento da atmosfera durante a noite. É um regulador da temperatura!

 

 

 

O que é a perda radiativa?

O resfriamento da atmosfera e do solo é chamado tecnicamente de perda radiativa e acontece durante o dia e também durante a noite. Existe uma constante troca de calor entre o ar e a superfície e também entre o ar e a camada de nuvens que eventualmente está sobre um lugar. O resfriamento noturno está muito relacionado com a formação do nevoeiro do amanhecer e da geada.

 

A perda radiativa é mais eficiente sobre uma região quando há a influência da alta pressão atmosférica. É a alta pressão que causa a subsidência do ar, o que reduz a umidade do ar e consequentemente a quantidade de nuvens.

 

 

 

 

Quando uma alta pressão predomina sobre uma região o céu fica com pouca ou nenhuma nebulosidade. Uma massa de ar frio polar é um sistema de alta pressão atmosférica e é por isso que os dias típicos de outono e de inverno são frios e com céu azul. Observamos isto no centro-sul do Brasil, pois em muitas áreas do Nordeste e em parte do Norte do Brasil, o outono e parte do inverno são épocas de muitas nuvens e de chuva.

Muitas vezes, mesmo sem termos um ar polar forte sobre um lugar para esfriar o ar, a temperatura cai e pode até ocorrer recorde de frio por causa deste efeito de subsidência do ar.

 

 

 

As nuvens, o solo, as árvores, os prédios, a água, o nosso corpo, tudo absorve e emite calor, mas cada tipo de material faz esta troca (absorção e emissão de calor) de forma diferente, com uma intensidade e num tempo próprio.

 

 

 

De forma geral, a temperatura do ar na superfície numa noite sem nuvens é menor que numa noite com muitas nuvens. Este efeito ocorre em qualquer lugar do planeta e em qualquer época do ano. Por que isto acontece? Confira a explicação da meteorologista Josélia Pegorim.