Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Por que esfria no inverno?

14/05/2015 às 15:43
por César Soares

Oficialmente a estação mais fria do ano começa no Hemisfério Sul no dia 21 de junho às 13h38. Mas por que será que o inverno costuma ter as temperaturas mais baixas do ano?

O centro-sul do Brasil está na região dos subtrópicos, entre 30°S e 60°S de latitude. A característica principal destas áreas é de ter as quatro estações do ano muito bem definidas do ponto de vista climático. As estações do ano são definições astronômicas que levam em consideração o posicionamento do planeta Terra em relação ao Sol.

O eixo de rotação do planeta Terra tem uma inclinação de 23° em relação à incidência solar. Com isso cada hemisfério recebe mais ou menos luz solar dependendo da época do ano. Isso define as estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

Dessa forma, é inverno em um hemisfério quando o período de sol é menor, ou seja, há menos aquecimento uma vez que as noites são mais longas (período sem sol) do que os dias (período com sol).

A situação astronômica também afeta os sistemas atmosféricos. Com o menor aquecimento, o jato polar tende a ficar em latitudes menores, transportando mais ar polar e favorecendo a queda da temperatura, ou seja, mesmo com uma condição de tempo firme, as tardes ainda ficam mais frias.

Os sistemas de alta pressão atmosférica também têm presença marcada nos invernos do centro-sul. Do ponto de vista climatológico, o inverno nesta área é frio e seco.