Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Por que não está chovendo na costa leste nordestina?

11/05/2015 às 18:24
por Redação

por Maria Clara Machado

A chuva normalmente retorna a costa leste do Nordeste durante o mês de abril, período em que a região entra na quadra chuvosa. Nesta época, as chuvas acontecem com maior regularidade e se estendem geralmente até o mês de julho. Os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, contam com esta chuva. Se a chuva não cair nesta época do ano, a situação pode se agravar e muito para estes estados.

O mês de abril de 2015 terminou com a chuva abaixo do normal na costa leste do Nordeste, com exceção da Bahia, que tem recebido chuva mais volumosa com a passagem de frentes frias.  Mas na maior parte da região, dezenas de municípios estão em situação de emergência e aguardam pela chuva que está atrasada.

Segundo último levantamento do Ministério da Integração Nacional, 170 municípios estão em situação de emergência na Paraíba, 153 no Rio Grande do Norte e 126 em Pernambuco.

De acordo com o meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento, as condições do Atlântico e do Pacífico não estão favorecendo a ocorrência de chuvas abundantes sobre a faixa leste nordestina. “A temperatura da água do mar está muito próxima da normalidade, dificultando a formação de áreas de instabilidade”, explica Alexandre. Outro fator é a confirmação da formação do fenômeno El Niño, que também desfavorece a chuva na faixa leste do Nordeste.

Maio ainda será marcado por chuva abaixo do normal e só em junho a chuva deve aumentar especialmente entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte.

Acompanhe as explicações sobre o atraso da chuva na costa leste do Nordeste com o meteorologista Alexandre Nascimento:

  Confira a previsão de chuva para o Brasil nos próximos 15 dias O El Niño está aí! O que vai mudar no clima do Brasil? Entenda o fenômeno El Niño