Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Porto Alegre tem novo recorde de frio em 2011

02/05/2011 às 20:42
por Josélia Pegorim

>Uma forte massa de ar polar avança sobre o Brasil neste início de maio e já começou a fazer efeito, derrubando a temperatura novamente no Sul do Brasil.
A combinação do ar frio desta massa polar, muitas nuvens e chuva fizeram a tarde desta segunda-feira, 2 de maio, ser a mais fria de de 2011, até agora, em Porto Alegre. 
A capital do Rio Grande do Sul bateu o recorde com louvor. A temperatura máxima nesta segunda-feira foi de apenas 15,8°C, na medição do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de frio à tarde era de 21,4°C, em 28 de março. Ventos frios da massa polar colaboraram para manter a temperatura baixa o dia todo na capital gaúcha. Choveu até com moderada intensidade durante a tarde.
Curitiba não bateu, mas igualou o recorde de mais baixa temperatura à tarde. A temperatura máxima desta segunda-feira foi de 17,8°C,igualando o recorde de tarde mais fria do dia 20 de março.
Todos os Estados do Sul registraram hoje temperaturas mínimas abaixo dos 10°C. No Paraná, segundo o Inmet, a menor temperatura no Estado foi de 7,2°C em Clevelândia, no oeste paranaense. A mais baixa temperatura em Santa Catarina ocorreu em Urubici, uma das localidades mais elevadas do Brasil, onde a mínima foi de 2,6°C e os termômetros nem encostaram nos 10°C no decorrer do dia. No Rio Grande do Sul, a menor temperatura nesta segunda-feira foi de 6,8°C em São José dos Ausentes, na região serrana gaúcha.
Frio aumenta nos próximos dias
Mas todos estes valores, e muito mais, serão superados nos próximos dias. Esta segunda-feira foi apena o primeiro dia de atuação efetiva desta forte massa polar. Até o fim da semana teremos sucessivos recordes de frio no Sul do Brasil, já a partir desta terça-feira. O resfriamento nos próximos dias será ainda mais acentuada durante as madrugadas e suficiente inclusive para provocar geada em áreas dos três Estados.
Nesta terça-feira, deve gear apenas na fronteira com o Uruguai. Na quarta-feira, o fenômemo deve ser observado em praticamente todo o interior do Rio Grande do Sul,  nas áreas de serra, planalto e no oeste de Santa Catarina e nas regiões elevadas do sul do Paraná. Para a quinta-feira, a expectativa é de que a geada se forme em áreas de serra e planalto do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná.

FASES DA LUA

  • Minguante
    20/12
  • Nova
    29/11
  • Crescente
    07/12
  • Cheia
    13/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06