Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Possibilidade para a primeira neve de 2011 nas serras gaúcha e catarinense

02/05/2011 às 16:26
por Fabiana Weykamp

Maio inicia com uma forte onda de frio no Brasil e, de acordo com as análises feitas pelos meteorologistas da Climatempo, há possibilidade para queda de neve nesta noite de segunda-feira e madrugada de terça-feira nos pontos mais altos das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Os ventos de um ciclone extratropical que está no oceano, ao largo da costa do Sul do país, fornecem muita umidade para a região. Por volta das 15 horas de hoje, Caxias do Sul, por exemplo, estava com tempo chuvoso e temperatura de apenas 09 graus.

A tendência é que nas próximas horas o tempo continue muito úmido e a temperatura caia mais na região serrana. Para ocorrer neve, além da umidade necessária, também é preciso que a temperatura atinja valor igual ou abaixo de zero grau, mas não necessariamente próximo à superfície. A temperatura deve atingir esses valores em níveis da atmosfera em torno de 2 e 3 mil metros de altura.

Além disso, as análises de campos meteorológicos em altitude, há aproximadamente 5 mil metros de altura, indicam valor de geopotencial nesta noite de 5700 hPa. Valor de geopotencial igual ou abaixo de 5700 hPa também é uma característica importante para a formação de neve.

Esta primeira possível queda de neve de 2011 deve ocorrer de forma bem fraca e isolada. Durante o inverno poderemos ter fenômenos mais significativos.

publicidade
publicidade

CIDADES RELACIONADAS

Caxias do Sul - RS

11°
min

25°
max

0mm / 0%

Serra - ES

22°
min

30°
max

10mm / 80%