Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Prévia do Carnaval 2010 - Sudeste

10/02/2010 às 12:05
por Josélia Pegorim

Não
vai faltar sol e calor no Carnaval no Brasil, mas também as pancadas de chuva típicas do verão. Na Região Sul, o tempo complica logo no início dos dias de folia, com chegada de uma frente fria de forte intensidade.

Sudeste

O sol e o calor vão predominar no Sudeste no Carnaval 2010. A maioria das áreas terá pancadas de chuva entre o meio da tarde e as primeiras horas da noite. A temperatura fica acima do normal para esta época, com noites relativamente frescas apenas nas áreas serranas. Nas capitais, o sol deve aparecer forte em grande parte do dia. Em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em São Paulo, a possibilidade de chuva é pequena de sábado até a segunda-feira. Em Vitória pode chover um pouco no fim de semana, mas o sol estará sempre presente. A chance de chuva diminui a partir de segunda-feira.

Praias

O sol forte e o calorão vão marcar o Carnaval 2010 nas praias do Sudeste. No litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, a chance de alguma chuva é baixa no fim de semana e na segunda-feira. Na tarde de terça-feira, a chance de chuva aumenta no litoral paulista, com a aproximação de uma frente fria. A folia deve terminar debaixo de chuva. No litoral do Rio de Janeiro, a possibilidade de chuva também é pequena durante quase todo o Carnaval, apesar do calor intenso. Temperaturas de 35º a 37ºC devem predomina em locais como Angra dos Reis, Búzios e Rio das Ostras. A cidade do Rio de Janeiro vai continuar um forno, com um calor muito acima do normal e que exige cuidados. Quem é pouco tolerante ao calor, deve se preparar para temperaturas de 37ºC a 40ºC no período da tarde. As praias do Espírito Santo, também terão sol e calor, com algumas pancadas de chuva no fim de semana. Mas a chance de chuva a partir de segunda-feira é pequena.

Desfiles das escolas de samba em São Paulo

O calor aumenta na cidade de São Paulo no Carnaval e o sol vai brilhar forte durante quase todo o Carnaval. Na sexta-feira, as pancadas de chuva devem ocorrer no fim da tarde e no começo da noite, com risco de chuva forte, o que pode atrapalhar o deslocamento das escolas de samba e do público em direção ao Sambódromo. Mas a chuva não deve se prolongar pela noite. Os desfiles devem começar sem chuva e com ar abafado. O tempo deve ficar firme na madrugada do sábado. Durante o sábado, São Paulo deve ficar mais quente e um pouco mais seca. A chance de chuva é menor e os desfiles devem transcorrer sem risco de chuva. A noite será quente.

Desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o Carnaval 2010 deve ser do sol forte do calorão. Cariocas e turistas só terão que se preocupar com as pancadas de chuva a partir da tarde de terça-feira. Até lá, o excesso de calor é que poderá ser um problema. Desde o início do ano, a temperatura na cidade já superou os 40ºC em 7 dias, o que poderá se repetir durante os dias de Carnaval. Mas se não 40ºC, o calor de 38ºC já é suficiente para derrubar muita gente. A chance de alguma chuva é remota no domingo e na segunda-feira. A temperatura à tarde poderá ficar perto dos 40ºC por várias horas e ninguém deve esperar por um alívio do calor à noite. Os termômetros devem ficar em torno dos 30ºC.