Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Primeira semana de dezembro terá chuva em SP

29/11/2014 às 10:24
por César Soares

O mês de novembro mostrou o retorno da chuva em diversas áreas de São Paulo. A circulação de ventos de noroeste passou a trazer um ar mais úmido para o Sudeste com isso houve o favorecimento da formação de áreas de instabilidade que provocaram chuva e aumentaram os volumes acumulados sobre a região.

No mapa de anomalia de chuva, isto é, a diferença entre o que choveu no mês de novembro de 2014 e a média climatológica, é possível ver que diversas áreas do centro-norte e oeste paulista tiveram chuva acima da média, tons em azul. Mesmo com a maior circulação de umidade, áreas principalmente do litoral ainda tiveram chuva abaixo da média.

Até mesmo as áreas de captação de água para as represas de São Paulo tiveram um alívio com a chuva que ocorreu em novembro. A represa do Sistema Guarapiranga chegou a registrar uma alta no volume acumulado em decorrência da chuva acumulada na última semana do mês.

Com as instabilidades se afastando de São Paulo, a tendência é de que a chuva diminua ao longo dos últimos dias de novembro e dos primeiros dias de dezembro. O tempo firme vai impedir a formação de nuvens carregadas e o sol vai aparecer com mais força.   O interior paulista ainda terá algumas pancadas de chuva, mas de forma mais localizada.

Chuva volta na primeira semana de dezembro

Uma nova frente fria vai avançar sobre o Estado de São Paulo na quarta-feira (03) e vai trazer uma organização para as áreas de instabilidade. A previsão é de chuva de forma mais abrangente sobre o Estado de São Paulo e em grande parte do Sudeste. No acumulado de chuva nos próximos 15 dias é possível ver que os volumes de chuva sobre o Estado paulista podem chegar aos 100mm.