Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Problemas respiratórios no inverno?

17/06/2015 às 14:36
por Maria Clara Machado

Muitas pessoas que têm problemas de saúde durante o inverno ficam apavoradas com a estação mais fria e seca do ano, mas é possível respirar muito bem tomando atitudes simples.


O inverno traz com ele o frio e o ar mais seco em grande parte do Brasil, o que facilita o aparecimento de diversas alergias e infecções que podem afetar o sistema respiratório. Os problemas mais conhecidos são gripes, resfriados, rinite alérgica, sinusite, faringite e bronquite, que podem ser acompanhadas de tosse, espirros, secreção nasal, coriza e lacrimejamento. “As crianças e os idosos, por terem a imunidade mais baixa, são os mais suscetíveis a estes males”, comenta o Dr. Arnaldo Guilherme Braga Tamiso, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.

Para prevenir algumas destas doenças, as dicas do Dr. Arnaldo Tamiso são:


Outro fator que merece atenção no inverno é o ar seco, que desidrata as mucosas do nariz, garganta e faringe, podendo também causar inflamações. Para melhorar esse ressecamento uma boa alternativa são os umidificadores de ar, que trazem benefícios se usados de maneira correta. Os ionizadores também funcionam bem para as pessoas alérgicas a ácaros e fungos, e os aparelhos mais modernos já contam também com a função umidificação. “Uma boa alternativa é colocar uma toalha de rosto úmida perto da cama. As bacias não são tão efetivas, pois a superfície e evaporação são pequenas”, afirma o Dr. Arnaldo.

Portanto, não espere os problemas aparecerem. Previna-se!


Veja também:

Sua rinite já atacou neste outono?


Casos de gripes e resfriados aumentam no frio