Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Quando volta a chover no Rio Grande do Sul?

18/05/2015 às 22:12
por Josélia Pegorim

A falta de chuva no Rio de Grande do Sul tem chamado atenção. De forma geral, a chuva ficou abaixo da média histórica nos últimos três meses em praticamente todas as regiões gaúchas. A última vez de chuva volumosa foi janeiro, quando choveu forte e de forma generalizada sobre o Estado.

A falta de chuva por três meses consecutivos compromete o bom desenvolvimento agrícola de maneira geral e o desempenho da pecuária, reduzindo também os estoques de água para abastecimento das cidades.

Os mapas mostram a anomalia (diferença em relação à média) de chuva em abril, março, fevereiro e janeiro. Os tons em alaranjado indicam chuva abaixo da média. Os tons em azul representam chuva acima da média.

A previsão para os próximos dias é até animadora. No fim desta semana, uma nova frente fria chega ao Sul do Brasil e a partir de sexta-feira começa a provocar pancadas de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Uma segunda frente fria deve passar forte sobre o Sul nos dois ou três últimos dias de maio e também tem chance de provocar chuva forte sobre o Rio Grande do Sul.

Confira a previsão para a Região Sul   Análise da chuva no Brasil para 15 dias Como funciona um estação meteorológica? Você sabe como se mede a chuva?