Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Quando volta a chover no Sudeste?

08/06/2015 às 13:35
por Josélia Pegorim

Um grande sistema de alta pressão atmosférica ganhou força sobre o Brasil nos últimos dias e vem determinando as condições do tempo na maioria das áreas do país.

A alta pressão causa a subsidência do ar, que reduz o teor de umidade do ar nos níveis atmosféricos mais próximos da superfície. A diminuição do nível de umidade reduz a formação e o crescimento das nuvens, o que dificulta a ocorrência de chuva.

 

 

A presença do forte sistema de alta pressão sobre o Brasil também causa um bloqueio na atmosfera e dificulta a passagem das frentes frias  Sul para ao Sudeste.

Uma nova frente fria deve chegar ao Sul do Brasil no meio da semana trazendo chuva forte para esta Região. Será que esta frente fria vai conseguir provocar chuva sobre o Sudeste?

 

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim

 

Entenda a subsidência

É um movimento do ar de cima para baixo que faz com que o ar seco de níveis elevados da atmosfera seja transportado para níveis próximos da superfície. Este movimento funciona como uma "tampa" dificultando o crescimento das nuvens. A subsidência é forte, as nuvens ficam pequenas e achatadas. O ar fica seco e não chove.

 

 

 

Quando o Sudeste vai esfriar mais?