Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Volta a chover forte na Grande SP

14/01/2015 às 08:52
por César Soares

Atualizado às 22h26 de 14/1/2015

Novas áreas de nuvens carregadas voltaram a se espalhar sobre a Grande São Paulo provocando trovões e chuva moderada a forte sobre parte das zonas central e leste da capital,  de Guarulhos, de Mairiporã e de São Bernardo.

Na região da Climatempo, as trovoadas voltaram forte por volta das 11h20 indicando a aproxinação de nuvens de chuva.

Com o calor de 33°C e o ar mais úmido desde a manhã desta quarta-feira, nuvens bastante carregadas voltaram a crescer sobre a Grande São Paulo trazendo mais pancadas de chuva.

O CGE Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) e a CET - Companhia de Engenharia de Tráfego informaram 16 pontos de alagamento às 20h15. Às 19h15 eram apenas 2.

Na região da Climatempo (Paraíso-Vila Mariana), a chuva caía forte às 19h15 e com pequenos granizos. A chuva parou por volta das 20 horas, mas trovoadas ainda eram ouvidas.

Às 20h07, a leitura dos radares Climatempo-USP mostravam apenas chuva fraca sobre a cidade de São Paulo, concentradas nas zonas oeste e centro-sul. Chovia de forma moderada em áreas de Barueru, Santana de Parnaíba e Cotia. Chuva leve era observada sobre parte do Grade ABC.

A tendência é de dissipação das áreas da chuva antes do termino da noite.

   

Confira os maiores volumes de chuva

 

SAISP

Sistema de Alerta e Inundações de SP

Maiores volume de chuva até 19h40

Rio Tamanduateí - Vd. Pacheco Chaves / São Paulo

58,8 mm

Imigrantes(FEI) / São B. do Campo

44,6 mm

Córrego Ipiranga- Rua Coronel Diogo / São Paulo 

46,2 mm

 Córrego Ipiranga - Rua Gen. Chagas Santos (PMSP/IP-02) / São Paulo 

33,4 mm

Ribeirão dos Couros - Vila Rosa / São B. do Campo

30,0 mm

Rio Tamanduateí - Prosperidade / São Caetano

28,8 mm

Vila Mariana - R. Vergueiro / São Paulo

28,6 mm

Ribeirão dos Couros - Jd Taboão / São B. do Campo

28,6 mm

CTH-USP / São Paulo

27,6 mm

Rio Tamanduateí - Mercado Municipal / São Paulo

24,0 mm

Córrego Saracantan - Canarinho / São B. do Campo

22,2 mm

Ribeirão dos Couros - Ford / São B. do Campo

22,0 mm

Córrego Oratório - Vila Prudente / São Paulo

21,2 mm

Córrego Chrysler / São B. do Campo

20,0 mm

Granizo As nuvens carregadas que passaram sobre São Bernardo provocaram muita chuva e granizo. Na Climatempo, granizo foi observado às 19h20. Comentário de Aline no site da Climatempo "No momento chove forte com granizo aqui em São Bernardo do Campo no ABC paulista". O CGE informou granizo também nas regiões Moóca 18h38 Vd. Capitão Pacheco Chaves às 18h40 Saúde às 18h50 Jaguaré 19h10 Rua Bela Cintra 19h10 Ipiranga 19h14 Transbordamento de córregos A chuva intensa fez trasbordar o córrego Ipiranga e o ribeirão dos Couros, em Diadema, na região da Mercedes Benz.  

Pouco antes das 19 horas, os radares Climatempo -USP detectavam grandes áreas de chuva moderadas a fortes se espalhando pelas zonas oeste, central e leste da capital. No zoom, o núcleo de chuva muito forte (rosa) sobre o palácio dos Bandeirantes, sede oficial do governo paulista.

Por volta da 18 horas, os radares Climatempo-USP detectavam fortes áreas de chuva na região entre o centro e a zona sudeste de São Paulo, a região de Diadema  sobre São Bernardo do Campo, com potencial para alagamentos e queda de granizo.

Nuvens negras

A imagem mostra nuvens negras que se espalhavam sobre a cidade de São Paulo por volta das 18h30 desta quarta-feira, 14 de janeiro. A visão é da zona norte da cidade, vista da região da Vila Mariana onde está a Climatempo. Nesta hora, a chuva começava a cair moderada a forte sobre a Climatempo com vários trovões.

O abafamento do ar  também foi o principal responsável pelas nuvens carregadas que cresceram sobre a Grande São Paulo na noite de terça-feira (13) e provocou temporais em áreas da Zona Norte e Oeste da capital paulista. Segundo informações do Campo de Marte, houve a presença de granizo durante os temporais.

Os radares Climatempo-USP mostram o avanço das áreas de instabilidade que conseguem provocar chuva forte em algumas áreas da Zona Leste e Centro da cidade de São Paulo.

Pancadas de chuva continuam até o fim de semana

O calor ainda continua sobre a Grande São Paulo durante os próximos dias. Até o fim de semana o predomínio será de sol pela manhã e início da tarde, mas com a chegada de umidade, tanto do mar quanto do interior, há previsão para pancadas de chuva entre a tarde e a noite.

Com as altas temperaturas há condições para temporais entre a tarde e a noite.