Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Risco de chuva forte em SP

04/02/2015 às 10:07
por César Soares

Áreas de instabilidade se espalham pelo Estado de São Paulo desde a madrugada da quarta-feira (04) e provocam pancadas de chuva com intensidade entre fraca e moderada. Ao longo do dia a chuva chega também em áreas da faixa leste de São Paulo e com o aquecimento do ar há o risco de temporais.

As imagens do satélite meteorológico mostram o avanço de nuvens carregadas do interior organizadas por um sistema de baixa pressão atmosférica na costa paulista.

Com o aumento das áreas de instabilidade os volumes de chuva também subiram em diversas áreas do interior, em Votuporanga choveu em apenas 1 hora um total de 12mm, segundo informações das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O maior volume acumulado de chuva no Estado foi na estação meteorológica de Jales onde os registros chegaram aos 42,4mm em apenas 3 horas, deste volume 31,2mm foi registrado em apenas 1 hora.

Durante toda a quarta-feira há o risco de temporais em todo o Estado de São Paulo, o umidade chega do interior e vai de encontro ao centro da baixa pressão atmosférica na costa paulista, a atmosfera está bastante aquecida o que incentiva a formação de grandes nuvens carregadas.

Mais chuva e baixa pressão ganha força

O sistema de baixa pressão atmosférica que está na costa paulista vai ganhar força na quinta-feira (05). Segundo os modelos de previsão do tempo, há o risco da formação de um ciclone subtropical que vai se afastar para o oceano, mas vai organizar muitas nuvens sobre o Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro até a sexta-feira (06).

Há o risco de temporais, são esperados grandes volumes acumulados de chuva. A chuva pode vir acompanhada de ventania.

Confira o que diz o meteorologista César Soares: