Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Que calor é este em São Paulo?

13/07/2015 às 14:24
por Josélia Pegorim

A tarde de segunda-feira, 13 de julho, foi a mais quente na cidade de São Paulo desde o dia 21 de abril!

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 28,7°C. A maior temperatura em julho até então era de 27,4°C, no dia 12. Em junho e em maio, por coincidência, a maior temperatura no Mirante também foi de 27,4°C. A tarde desta segunda foi a mais quente desde o dia 21 de abril, quando a temperatura máxima no Mirante chegou aos 29,0°C.

 

 

 

 

Que calor é este?

Esta deve ser a pergunta que muita gente está se fazendo em São Paulo. Mas além do calor, o ar ficou bem seco. O nível de umidade no ar às 14 horas no Campo de Marte, na zona norte da capital, era de apenas 30%.

 

 

Por que esquentou tanto?

A chuva do sábado deixou temperatura baixa o dia todo. Mas com sol o forte do domingo e sem a presença de ar polar intenso, a temperatura subiu rapidamente chegando aos 27,4°C pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona norte da cidade.

Nesta segunda-feira, para ajudar a esquentar, os ventos da direção norte predominaram sobre São Paulo. São ventos que estão trazendo o calor do centro-norte do Brasil para o Sudeste.

 

 

Outra coisa interessante: a temperatura mínima nesta segunda-feira, 13 de julho, foi de 16,7°C. Há um mês a população da capital paulista não tinha uma madrugada quente como esta. Em 14 de junho a mínima foi de 18,1°C.

 

Quando vai refrescar

Quem não curte o calor fora de hora vai ter que esperar mais dois dias para sentir um arzinho fresco de novo. Até a tarde de quarta-feira, São Paulo pode ficar ainda mais quente, com o sol e vento quente. O ar fresco chegará só na quinta-feira quando os ventos frios de uma polar alcançar o litoral paulista. A semana que está começando quente e seca vai terminar fria e úmida. Não espere pela chuva, apesar do aumento da nebulosidade.

Veja como vai se variar a temperatura em São Paulo até o fim da semana.

 

Confira a previsão da chuva em todo o Brasil esta semana