Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Quinta-feira com temporais na Região Sul

18/09/2014 às 09:35
por César Soares

Atualizado em 18/09/2014 às 14h40

Fortes áreas de instabilidade avançam pelo Paraguai e norte da Argentina em direção aos oeste da Região Sul do Brasil. Áreas da Fronteira Oeste Gaúcha, Missões e no oeste catarinense já tem uma manhã de quinta-feira (18) com muitas nuvens e pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte.

Na imagem do satélite meteorológico, as áreas em verde representam nuvens com pouco desenvolvimento vertical, já as áreas azuladas e em branco indicam nuvens mais desenvolvidas que são acompanhadas de chuva forte. As áreas avermelhadas indicam nuvens ainda maiores que são capazes de provocar temporais.

O radar meteorológico de Santiago no Rio Grande do Sul mostra a formação de grandes áreas de instabilidade que provocam chuva forte no noroeste gaúcho e oeste de Santa Catarina. O radar do Morro da Igreja em Santa Catarina também já mostra a presença de chuva com intensidade de moderada a forte.  

A pressão atmosférica varia bastante com a chegada dessas instabilidade e o desenvolvimento de grandes nuvens carregadas podem provocar ventania. As rajadas de vento já chegam aos 71km/h na região do Novo Horizonte-SC, segundo informações das estações automáticas do INMET.

Até o final da quinta-feira, as áreas de instabilidade se espalham por todo a Região, provocando chuva com forte intensidade em diversas cidades. As pancadas de chuva vem acompanhadas de raios.

Mais chuva para a Região Sul

Na sexta-feira (19) vem mais chuva para a Região Sul. As áreas de instabilidade ainda persistem e provocam chuva ao longo do dia. Novamente há o risco de chuva forte, principalmente ao longo da tarde e da noite. A chuva será contínua principalmente sobre o oeste do Paraná, onde são esperados grandes volumes acumulados.

A partir do sábado (20) as áreas de chuva se afastam em direção ao Sudeste e as pancadas enfraquecem sobre a Região Sul. A chuva se concentra no sul e leste do Rio Grande do Sul, no Vale do Itajaí, centro-norte e leste do Paraná. No entanto, ainda há o risco de ventos fortes. O domingo (21) terá o predomínio de algumas nuvens principalmente sobre o leste, mas que não provocam chuva. O sol já aparece e as temperaturas sobem um pouco.