Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Recorde de frio em Goiânia e em Brasília

22/06/2015 às 14:54
por Josélia Pegorim

As capitais Goiânia e Brasília tiveram a madrugada mais fria do ano até agora nesta segunda-feira e registraram as menores temperaturas do ano.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima em Goiânia foi de 15,4°C. O recorde anterior era de 15,8°C, em 15 de junho. O aeroporto de Goiânia registrou 13,4°C

Em Brasília, a temperatura mínima nesta segunda-feira foi de 13,7°C que igualou o recorde de frio de 2015 já registrado em 15 de junho. Na região do aeroporto JK fez mais fria e a temperatura mínima foi de 12,2°C.

Frio de subsidência

Todo o Centro-Oeste amanheceu frio nesta segunda-feira, mas as baixas temperaturas não foram provocadas pela entrada de alguma nova massa de ar polar.

 

 

A queda acentuada da temperatura foi consequência do efeito de subsidência do ar. A noite com pouca ou nenhuma nebulosidade faz com que a perda de calor pela atmosfera seja maior. Esta á uma situação típica desta época do ano no Centro-Oeste. As noites ficam frias, mas com sol forte o dia todo, faz calor à tarde.

No decorrer da semana, as noites seguem frias, com poucas nuvens. Brasília e Goiânia podem bater recorde de frio novamente.

 

Tendência para o inverno 2015 no Centro-Oeste