Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Recordes de frio e muita chuva em Florianópolis

11/05/2010 às 17:31
por Josélia Pegorim

Tarde mais fria de 2010 e muita chuva em Florianópolis

Com o tempo chuvoso a presença do ar polar sobre o Sul do Brasil, a temperatura máxima em Florianópolis neste terça-feira foi de 19,4ºC, conforme a medição do Instituto Nacional de Meteorologia. A tarde de hoje foi a mais fria na capital catarinense. O recorde anterior de menor temperatura no período da tarde era de 19,8ºC, registrado no sábado, 8 de maio, quando também choveu quase o dia todo e os fortes ventos polares começaram a atingir o litoral de Santa Catarina. Até por volta das 16 horas desta terça-feira, não se observavam ventos fortes na região de Florianópolis, mas o tempo estava chuvoso desde o amanhecer. A chuva aumentou de intensidade no início da tarde, reduzindo a visibilidade no aeroporto internacional Hercílio Luz. Não há expectativa de que a chuva pare no decorrer da noite de hoje. O tempo deve prosseguir chuvoso nesta próxima quarta-feira, por conta de uma forte área de instabilidade que já está sobre o Sul do Brasil. Este conjunto de nuvens carregadas deve gerar uma frente fria associada a um ciclone extratropical no decorrer desta quarta-feira.

Ventos aumentam nas próximas 24 horas

Com a formação do ciclone extratropical na costa sul do Brasil, os ventos tendem a aumentar de velocidade a partir da noite desta quarta-feira. Rajadas moderados a fortes, entre 60 e 80 km/h poderão ocorrer entre a noite desta terça-feira (11) e a noite de quinta-feira (13) não só no litoral de Santa Catarina, mas em toda a faixa litorânea entre o sul de São Paulo e o norte do Rio Grande do Sul. Nas áreas oceânicas (alto-mar), as rajadas poderão se aproximar dos 100 km/h neste período. O mar fica agitado e não é recomendável a navegação até a noite de quinta-feira. Os ventos diminuem na sexta-feira, 14 de maio.

Tarde fria também em Porto Alegre

Em Porto Alegre, a tarde desta terça-feira foi a segunda mais fria de 2010. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima foi de 17,3ºC. A mínima foi de 13,3ºC. A menor temperatura máxima deste ano na capital gaúcha, até agora, foi de 16,9ºC, registrada ontem. A mesma área de instabilidade que provoca muita chuva em Florianópolis também deixa o tempo chuvoso em Porto Alegre nesta terça-feira. A chuva vai prosseguir nesta quarta-feira e só deve diminuir na quinta-feira.

Mais recordes de frio no Brasil nesta terça-feira

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o amanhecer desta terça-feira, 11 de maio, foi o mais frio do ano nas capitais Cuiabá, Rio de Janeiro, Porto Velho e Rio Branco. Em Cuiabá, a temperatura mínima foi de 11,4ºC e no Rio de Janeiro a mínima foi de 14,5ºC. Em Rio Branco, capital do Acre, a temperatura mínima foi de 15,2ºC e em Porto Velho de 17,3C. Já Vitória, capital do Espírito Santo, teve a tarde mais fria de 2010 nesta terça-feira. A temperatura máxima registrada foi de apenas 22,1ºC.