Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Região Sul seca

02/04/2015 às 13:05
por César Soares

O ar seco predomina sobre toda a Região Sul do Brasil. Com isso o sol brilha forte e faz calor e poucas nuvens conseguem se formar. É exatamente o que pode ser visto nas imagens do satélite meteorológico no canal do infravermelho que mostram nos tons em marrom a superfície muito quente e seca.

No canal do visível também é possível observar a presença de poucas nuvens mais concentradas sobre áreas do leste de Santa Catarina e do Paraná.

O ar seco está associado a presença de altas pressões atmosféricas locais que favorecem o ar mais seco das camadas superiores da atmosfera descer para as camadas mais baixas e próximas à superfície, este fenômeno é conhecido como subsidência de ar e inibe a formação de nebulosidade. O vapor d' água contido nas camadas da superfície condensa com as temperaturas mais baixas registradas pela manhã e acaba favorecendo a formação de nevoeiro.

Feriado prolongado com mudanças no tempo para o Sul

A sexta-feira (03) ainda terá tempo firme e sem o risco de pancadas de chuva. O sol brilha forte e faz calor. Mas a partir do sábado (04) a chegada de áreas de instabilidade associadas a aproximação de uma frente fria já podem provocar temporais no centro-sul do Rio Grande do Sul, oeste e norte do Paraná.

No domingo (05) de Páscoa a frente fria passa pela Região e espalha temporais desde o centro-norte gaúcho até todo o Estado do Paraná. Há o risco de chuva forte especialmente no período da tarde.