Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Região Sul seca e esfria

05/04/2015 às 21:12
por Josélia Pegorim

A passagem de uma frente fria trouxe a chuva de volta para o Sul do Brasil no fim de semana, mas que já esse dissipa quase totalmente nesta segunda-feira. Apenas as áreas no leste da Região, próximas do mar, ainda terão alguma chuva fraca nesta segunda-feira. Pode chover ainda na região da Grande Curitiba, no litoral do Paraná, no vale do Itajaí e no litoral catarinense. Mas a chuva que ocorrer será fraca e há previsão de períodos com sol no decorrer do dia, ainda junto de muita nebulosidade. A semana segue com predomínio de tempo seco na Região Sul. Outra massa de ar polar entra no Sul reduzindo a umidade e a condições para chuva.

Falta de chuva preocupa A falta de chuva já começa a ser motivo de preocupação para o desenvolvimento adequado da agricultura no Sul do Brasil. A maioria da áreas da Região teve menos chuva do que a média normal nos meses de março e fevereiro. Os mapas abaixo mostram a anomalia (diferença em relação à média) para os meses de março e fevereiro. Os tons de azul representam a anomalia positiva, ou mais chuva do que a média. Os tons em alaranjado são associados com a anomalia negativa de chuva, ou chuva abaixo da média mensal.

Ar seco e recorde de frio Uma nova massa de ar polar avança sobre o Sul do Brasil e vai predominar durante toda a semana mantendo as noites e o amanhecer frios no Sul. O frio ainda não será intenso para provocar geada, mas deve bater novos recordes para 2015. Temperaturas abaixo dos 10°C ao amanhecer devem ser observadas nos três estados no decorrer da semana. Até a quarta-feira, as três capitais poderão registrar as madrugadas mais frias do ano até agora. Nos mapas abaixo, a entrada de ar frio sobre o Sul é indicada pelas manchas em tons de verde que se espalham sobre a Região.   Segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura em Curitiba este ano foi de 13,4°C, em 3 de abril. Em Florianópolis, a menor temperatura até agora foi de 18,1°C, no dia 2 de abril. Em Porto Alegre, o recorde de frio para 2015 é de 15,6°C no dia 22 de março.   Duas frentes frias no Brasil na primeira quinzena de abril Como o fica o frio de 2015 se houver um El Niño? O que é a sensação térmica?