Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Represas de SP vão baixar no fim de semana

28/11/2014 às 12:13
por César Soares

O mês de novembro está chegando ao fim e os últimos dias prometem ser com pouca chuva nas áreas de captação de água das represas de São Paulo.

A primeira semana de novembro foi marcada por muita chuva por conta da presença de umidade vinda de noroeste e de uma frente fria que conseguiu organizar estas áreas de instabilidade.

A presença de muita chuva refletiu no Sistema Cantareira que teve uma grande elevação nos seus volumes acumulados, como pode ser visto no gráfico do volume registrado pela Sabesp.

Mesmo com os volumes de chuva registrados, o Sistema Cantareira seguiu em queda enquanto o volume acumulado continuou subindo devido a maior presença da chuva.

Com a chuva dos últimos dias, os reservatórios do Guarapiranga e do Alto do Tietê subiram, no entanto com o avanço das instabilidades em direção ao Rio de Janeiro e organização de chuva sobre o centro-norte de Minas Gerais, o chuva começou a diminuir e os volumes acumulados voltaram a cair também no Sistema Alto do Tietê.

  Dezembro vai começar com chuva nos reservatórios

 Os últimos dias de novembro serão marcados pelo tempo mais firme por conta do afastamento das áreas de instabilidade de São Paulo e do sul de Minas Gerais. Com o predomínio de sol e do calor a evaporação tende a aumentar, e o volume dos reservatórios vai cair.

Mas a primeira semana de dezembro já traz mais chuva para as áreas de captação de água. Uma frente fira vai passar na costa de São Paulo e vai trazer mais chuva o que vai trazer alívio mas são soluciona os problemas do fornecimento de água.