Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Reservatórios de São Paulo caem

16/01/2015 às 13:02
por César Soares

Pouca chuva foi registrada sobre a Região Metropolitana de São Paulo na quinta-feira (15). Com o calorão e pouca água vindo em forma de chuva, os índices disponíveis para consumo nos três principais reservatórios que abastecem a Grande São Paulo caíram.

Até o momento, as áreas de captação do Sistema Cantareira registraram volumes de chuva equivalentes a 22% da média climatológica para o mês de janeiro. Já o Guarapiranga tem acumulados de chuva equivalentes a 57% da média climatológica. Isso mostra que a maior parte das pancadas de chuva ocorrem sobre a Região Metropolitana, lembrando que as áreas de captação do Sistema Cantareira se concentram entre o sul de Minas Gerais e o norte da Grande São Paulo, já o Guarapiranga está na Zona Sul.

Bloqueio rompe e traz mais chuva para o Cantareira

A tendência é de pouca chuva sobre as áreas de captação dos reservatórios de São Paulo até o início da semana que vem. O sol brilha forte e as pancadas de chuva ocorrem entre a tarde e a noite de forma bem isolada. Mas o bloqueio atmosférico provocado pela Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) vai ser rompido pelo avanço de uma frente fria que deve chegar ao Sudeste entre os dias 20 e 21. O tempo ficará instável e os volumes de chuva vão aumentar. Porém a tendência é de que novos bloqueios atmosféricos ocorram até o fim do verão.