Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Rio de Janeiro e Belo Horizonte batem recorde de frio

05/06/2011 às 12:22
por Josélia Pegorim

>Frio bate recorde no Sudeste
Madrugada deste domingo foi a mais fria de 2011 nas capitais Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e a segunda mais fria em São Paulo. O frio deve aumentar nesta segunda-feira.
 
 
Como vinha sendo previsto há vários dias, uma nova onda de frio polar se espalhou pelo centro-sul do Brasil, com forte intensidade, derrubando a temperatura. A madrugada deste domingo, 5 de junho, foi a mais fria deste ano nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, no Rio de Janeiro, a temperatura hoje baixou para 12,8°C na região do Alto da Boa Vista, bairro elevado na capital fluminense, em torno dos 450 metros acima do nível do mar. Mas na Praça Mauá, no centro do Rio, o frio também foi recorde neste domingo, com temperatura mínima de 17,1°C. O recorde anterior de frio neste local era de 17,3°C, em 18 de maio. No Alto da Boa Vista, o recorde anterior de frio era de 13,1°C, em 22 de maio.
 
O ar gelado desta nova massa polar também atingiu Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, fazendo a temperatura cair muito de ontem para hoje. Segundo o INMET, no centro da cidade, a temperatura mínima neste domingo foi de 13,4°C. O recorde anterior de frio era de 13,7°C, em 22 de maio. Mas o frio foi mais intenso em outros bairros da capital mineira. O local de medição no centro da cidade é normalmente mais quente do que outras áreas de Belo Horizonte. 
 
A cidade de São Paulo teve neste domingo a segunda menor mínima do ano, segundo o INMET: 9,7°C, no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Mas este valor foi quase igual ao recorde de frio deste ano, que é de 9,6ºC registrados no domingo passado, 29 de maio. Na zona sul da cidade, a temperatura chegou aos 7,5°C neste domingo na região do Zoológico, onde fica a estação de medição operada pela USP. O recorde de frio deste ano neste local é de 6,4°C, em 29 de maio.
 
Vitória, capital do Espírito Santo, também esfriou mais de ontem para hoje, mas não registrou recorde. A temperatura mínima, segundo do INMET, foi de 18,8°C. A temperatura mais baixa de 2011, até agora, foi de 17,5°C, em 25 de maio.
 
O frio no Sudeste poderá ser ainda mais intenso na madrugada desta próxima segunda-feira, 6 de maio, segundo dia de atuação da forte massa de ar polar que entrou no centro-sul do Brasil. Novos recordes de frio devem ser registrados em todos os Estados da Região. Há grande chance de novos recordes inclusive nas capitais.
Para quem acha que o frio deste fim de semana já foi suficiente para todo o ano, vale o alerta de que uma segunda onda de frio, tão intensa ou mais do que a atual, está sendo esperada para o fim desta semana. O próximo fim de semana, do Dia dos Namorados, poderá ser ainda mais frio.
 

FASES DA LUA

  • Minguante
    20/12
  • Nova
    29/12
  • Crescente
    07/12
  • Cheia
    13/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06