Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Rio de Janeiro: segundo lugar no ranking de seca das capitais

02/04/2014 às 02:06
por Josélia Pegorim

O Rio de Janeiro ficou em segundo lugar na lista das capitais que tiveram menos chuva em relação à média durante o mês de março, empatada com São Luis, capital do Maranhão.  

      A falta de chuva no Rio de Janeiro no verão de 2014 está sendo notória. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia na estação meteorológica da Saúde, no centro da cidade, em março de 2014 choveu aproximadamente 53 mm, 62% abaixo da média histórica. Em fevereiro, os cariocas quase não viram nuvens no céu e o mês fechou com 90% de chuva abaixo do normal. A chuva de janeiro ficou 71% abaixo da média.      
  Das capitais brasileiras, o Rio de Janeiro foi a que mais sofreu o efeito de um anômalo e forte bloqueio atmosférico que vigorou por mais de um mês durante o verão de 2014. As condições atípicas de ventos e pressão do ar e também da temperatura das águas do oceano Atlântico Sul impediram a chegada das frentes frias e do ar polar ao Rio de Janeiro por várias semanas. Estes foram os fatores que “secaram” o Rio na sua época normalmente mais chuvosa.