Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Rio de Janeiro tem previsão de pancadas de chuva a partir de amanhã

15/01/2014 às 14:30
por Redação

As altas temperaturas e a aproximação de uma frente fria indicam que há risco de temporal amanhã (16) no Rio de Janeiro, principalmente na região da capital e no sul do estado. A previsão chega dias após a capital amanhecer alagada por conta de pancadas que caíram na noite de segunda-feira (13), e a expectativa é que a chuva continue a cair sobre todo o estado até o fim de semana. De acordo com a assessoria de imprensa da Defesa Civil do município, há uma série de trabalhos preventivos para situações de atenção, como o sistema de alerta em 103 comunidades, o monitoramento da chuva por radares e o sistema Alerta Rio, da prefeitura.

No caso dessas nuvens que se aproximam, a assessoria informa que as equipes ficam de prontidão e há serviço de contato por celular com os agentes comunitários das áreas de risco, que recebem o comunicado e mobilizam os moradores. Além disso, são mais de 120 pluviômetros para acompanhar a situação.

Além da combinação entre altas temperaturas e a frente fria que avança pelo sudeste, o fenômeno que estava impedindo a formação de chuva no estado era um sistema de alta pressão. De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, a previsão é que esse sistema enfraqueça nos próximos dias. “As condições para pancadas no Rio aumentam a partir da tarde dessa quinta-feira. Cariocas e fluminenses devem ficar atentos para o risco de temporais, mas não isso não quer dizer que haverá frio. As temperaturas ficam menos altas e a sensação ainda será de bastante calor”, explica.