Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Frente fria entra com ventania no Rio de Janeiro

26/09/2014 às 14:52
por César Soares

Atualizado às 16h35 de 26/09/2014

A frente fria se aproxima do Rio de Janeiro organizando áreas de instabilidade. Na estação automática do INMET no Forte de Coapcabana as rajadas chegaram aos 75km/h. No aeroporto Santos Dumont os ventos estavam em 64 km/h às 16h. No mesmo horário, o aeroporto internacional Tom Jobim registrava 61 km/h.

Áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria favorecem a formação de nuvens carregadas e chuva. Uma linha de instabilidade avançou por Angra dos Reis e às 14h30 o radar meteorológico do Sumaré mostrava chuva com intensidade moderada chegando ao Grande Rio.

Até a noite de sexta-feira (26) as áreas de instabilidade chegam ao Rio de Janeiro e vão provocar pancadas de chuva que podem vir com forte intensidade, acompanhada de raios e ventania. O ar mais úmido que vem de sul encontra um ar muito quente sobre a capital fluminense, o que favorece a formação de grandes nuvens carregadas do tipo Cumulonimbus (Cb).

Mais chuva para o Grande Rio

O ar úmido e quente favorece a sensação de abafamento. Há o risco de pancadas de chuva com forte intensidade ao longo do sábado e do domingo. A temperatura segue alta o que associada com o ar úmido favorece a formação de mais nuvens carregadas.