Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Risco de chuva forte em Vitória e BH no fim de semana

29/08/2014 às 12:02
por Redação

Na sexta-feira (29) a frente fria se afasta da costa brasileira. No entanto a circulação de umidade proveniente do mar mais incentiva a organização de áreas de instabilidade e deixa o céu carregado de nuvens tanto em Belo Horizonte como em Vitória. A capital mineira terá alguns períodos com sol, mas a nebulosidade pode provocar pancadas de chuva forte principalmente ao longo da tarde e da noite.

O sábado (30) terá mudanças no Espírito Santo e em Minas Gerais. O afastamento do ciclone extratropical faz com que a nebulosidade perca força. O sol já aparece com mais frequência sobre Belo Horizonte e em Vitória. Ainda há o risco de pancadas de chuva ao longo do dia. De forma mais pontual, pode chover forte. O ar seco predomina sobre a manhã e tarde do domingo (31) na maior parte do centro-norte do Sudeste. Não há previsão de chuva em Vitória, assim como todo o Estado do Espírito Santo. No entanto, o sul mineiro terá o avanço de áreas de instabilidade vindas de sul. Há o risco de chuva forte.
Ar seco e tarde quente nesta semana
Após o dia mais quente do inverno na última quarta-feira (27), com temperatura máxima de 32º C registrado na estação convencional do INMET, a capital mineira teve temporais na tarde de quinta-feira (28), em regiões como Zona da Mata e também no centro e sul do Estado.
A tarde da quinta-feira foi marcada por uma grande mudança no tempo devido a organização de áreas de instabilidade provocada pelo avanço de uma frente fria pela costa do Sudeste. Nuvens carregadas se formaram sobre a Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce, Sul do Estado e também na Grande BH, provocando pancadas de chuva com intensidade entre moderada e forte. Em Vitória-ES, as áreas de instabilidade também deixaram o céu carregado de nuvens, mas os volumes de chuva não foram altos.