Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Risco de tornados diminui nos EUA

13/04/2015 às 16:49
por César Soares

Os tornados marcaram presença sobre áreas centrais americanas durante o final da última semana. Sistemas severos foram observados e registrados por câmeras, além de destruir casas e causar pelo menos uma morte confirmada.

Mas esta semana reserva mais chuva do que tornados para os Estados Unidos. As áreas de instabilidade se aproximam das áreas do sul norte americano, próximas ao Golfo do México. Nesta área não há uma grande variação de temperatura, as pancadas se devem mais ao calor do que ao choque de massas de ar de propriedades distintas. E sendo assim há um incentivo menor da formação das chamadas super células que são as responsáveis pelos tornados.

  Tornados à vista

A diminuição das chances de tornado nos próximos dias, não significa que o seu período acabou. Muito pelo contrário, há uma grande chance de tornados no Kansas, Texas e Oklahoma durante o fim de semana com a aproximação de uma nova frente fria que irá trazer um novo encontro de uma massa de ar polar com uma massa de ar mais quente vinda de sul que passa pelo Golfo do México, este processo incentiva a formação das chamadas super células que são capazes de gerar tornados.