Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

RJ: vento enfraquece e mar fica mais agitado

06/04/2015 às 22:22
por Josélia Pegorim

A pa
ssagem de uma frente fria associada a uma ciclone extratropical moderado a forte, provocou chuva e ventos também moderados a fortes sobre o Estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira. O ciclone já se afastou, mas os ventos de uma massa de ar polar chegam  frios e carregados de umidade nesta terça-feira. O tempo permanece muito úmido sobre o Estado do Rio de Janeiro, com predomínio de céu nublado, mas pouca chuva. O vento frio e o excesso de nuvens vão fazer a temperatura baixar. Cariocas e fluminenses devem ficar atentos com mar que fica bastante agitado e com risco de ressaca.  Ache a sua onda e a sua tribo no Climasurf.   Mais sol e menos chuva A terça-feira (07) ainda terá chance de chuva principalmente sobre o leste fluminense.  Com o excesso de de umidade, há risco de formação de neblina nas serras e a visibilidade deve ficar prejudicada por várias horas. A chuva ainda pode acontecer com no máximo moderada  intensidade. Mas a partir da quarta-feira (08) o sol já volta a aparecer e as chances de chuva diminuem. Na quinta-feira (09) o ar seco já predomina, assim como o sol forte e não há mais o risco de chuva.   Risco de ventos fortes As rajadas de vento sobre o Rio de Janeiro vão continuar nesta terça-feira, apesar do afastamento do ciclone extratropical. A meteorologista Josélia Pegorim explica o efeito do vento sul sobre o Rio de Janeiro.     Ventania do ciclone extratropical
O ciclone extratropical (marcado com a letra B nos mapas abaixo) provocou ventos fortes em diversos locais do litoral do Estado do Rio nesta segunda e também em São Paulo e no Rio de Janeiro. Muitas rajadas alcançaram velocidades próximas dos 50 km/h. Na cidade do Rio, algumas rajadas chegaram a quase 80 km/h.
Confira mais informações sobre este ciclone extratropical. Os ventos máximos no Brasil foram de 120 km/h. Qual a diferença entre um ciclone tropical, um extratropical e um subtropical?