Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Salvador e Curitiba fazem aniversário nesta quinta-feira

29/03/2012 às 12:11
por Redação

Hoje, dia 29 de março, duas capitais brasileiras comemoram aniversário. Com estilos, história, clima e atmosfera bem diferentes, mas com grande importância para o Brasil, Curitiba e Salvador completam 319 e 463 respectivamente.

Salvador vai oferecer diversas atrações culturais gratuitas neste aniversário para os soteropolitanos até domingo, a cidade que foi fundada em 1549 por ordem do rei Dom João, que queria uma cidade-fortaleza na região para defender os interesses de Portugal. Mas antes disso, quem desbravou terras soteropolitanas primeiro foi Diogo Álvares, o famoso Caramuru. São Salvador da Bahia de Todos os Santos foi o primeiro nome do que anos mais tarde viria ser a capital baiana.

Nesses 463 anos, a cidade cresceu e se tornou um dos maiores pólos turísticos brasileiros, recebendo milhares de foliões durante o carnaval, além do turismo internacional que se impressiona com as belezas naturais, os centros históricos, com arquitetura mantida desde os tempos da colonização e com o calor e o sol da Bahia. Dali, saíram diversas personalidades que fizeram história como os cantores Dorival Caymmi e Gilberto Gil, o escritor Gregório de Matos e o político Antonio Carlos Magalhães.

A festa em Curitiba também não fica para trás, os curitibanos terão muitas atrações populares com apresentações de música e dança, e muito mais. A capital das Araucárias, como também é conhecida, foi fundada em 1693 a partir de um pequeno povoado de bandeirantes e não demorou a crescer e se tornar uma importante parada comercial, sendo logo promovida a capital da província do Paraná. Com ruas largas, a cidade passa bastante a imagem da colonização europeia e o rápido crescimento deu o posto de quinta maior economia do Brasil.

Confira como fica a previsão do tempo para os dias de comemoração em Curitiba e em Salvador

Aniversário de Curitiba com sol e frio O Sul do Brasil experimentou nesta semana a primeira forte onda de frio deste ano. Ontem (28), a capital paranaense teve duplo recorde de frio. A cidade registrou as menores temperaturas mínima e máxima deste ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a mínima ontem em Curitiba foi de apenas 9,2°C e a máxima foi de 20,1°C. Nesta quinta-feira, 29 de março, Curitiba completa 319 anos. A cidade ainda amanheceu bem fria. A temperatura mínima registrada pela estação do INMET foi de 10,1°C. A boa notícia é que não há previsão de chuva para hoje. O sol aparece entre algumas nuvens e a temperatura sobe gradativamente. Às 11 horas, os termômetros marcavam 17°C. A máxima prevista pela Climatempo é de 22°C. A partir do fim da tarde a temperatura cai novamente.

Aniversário de Salvador com sol, calor e chuva passageira

Salvador comemora seu aniversário com muito sol e calor. Ao meio-dia desta quinta-feira, os termômetros marcavam 31°C na região do aeroporto Dep. Luís Eduardo Magalhães.  Até à noite de hoje não está descartada a possibilidade para algumas pancadas de chuva na capital baiana. Porém, só há expectativa de chuva fraca e passageira. Na maior parte desta tarde, o sol ainda vai predominar.