Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Semana de muita chuva em Salvador

26/04/2015 às 18:27
por Josélia Pegorim

Atualizado em 27/04/2015 às 9h35

As imagens do satélite meteorológico mostram a presença de muitas nuvens sobre o Recôncavo Baiano que são capazes de provocar chuva contínua que por sua vez acaba por gerar alagamentos e até mesmo deslizamentos de terra. A semana ainda reserva mais chuva para esta área.

 

A chuva volumosa na Bahia é destaque neste início de semana. Uma nova frente fria chegou ao litoral baiano e estimula a formação de nuvens carregadas no litoral e também pelo interior do Estado. Salvador teve muita chuva durante o domingo, 26. Vários bairros sofreram com alagamentos e deslizamento de terreno. Segundo medições do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), choveu mais de 100 mm em algumas áreas da capital baiana. Outras áreas do Recôncavo Baiano também tiveram muita chuva neste domingo.

 Segunda-feira de alerta As imagens de satélite mostram vários aglomerados de nuvens carregadas crescendo ao redor da região de Salvador. Estas nuvens continuam ativas nesta segunda-feira e provocam mais chuva na capital baiana, no Recôncavo e no litoral norte da Bahia.   A situação é de alerta porque a chuva deve se prolongar por várias horas consecutivas agravando os problemas que a chuva forte domingo já causou. Salvador e outras áreas do Recôncavo pode ter mas alagamentos e também deslizamento de encostas. (Confira alerta especial no site)     Abril termina com muita chuva Segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia em Piatã choveu 46,0 mm apenas entre 14 horas e 15 horas do domingo. O maior volume de chuva no Brasil acumulado entre 9 horas do dia 25 e 9 horas de 26 de abril foi de 70,0 mm em Amargosa, cidade do Recôncavo. Já o Cemaden registrou mais de 100 mm em 24 horas em várias regiões de Salvador e em Candeias.