Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Salvador terá mais chuva até o fim de semana

21/05/2015 às 10:08
por César Soares

Atualizado em 21/05/2015 às 16h45

As instabilidades persistem sobre a capital baiana, dessa forma ainda há previsão de chuva pelo menos até o fim de semana. Essa condição agrava os problemas com os alagamentos e deslizamentos de terra que já ocorrem em boa parte da cidade.

Os grandes volumes de chuva começaram desde o final de abril com uma frequência maior na passagem das frentes frias sobre o Recôncavo Baiano. A chuva dos últimos dias em Salvador se deve as áreas de borda do sistema de alta pressão atmosférica. Os sistemas de alta pressão são caracterizados por incentivarem a condição de tempo firme em sua região central, mas as áreas de borda incentivam as correntes de ar úmido do mar e provocam a chuva.

Até o dia 20 de maio, choveu um total de 595mm o que representa 83% de chuva acima da média climatológica para o mês.

O internauta Giliarde Silva registrou um ponto de alagamento em Salvador decorrente das fortes chuvas que persistem sobre a maior parte do Recôncavo Baiano.

Recorde de temperatura em Salvador (BA)

As condições atmosféricas também provocaram mais um recorde em Salvador, mas dessa vez com relação ao frio. A capital da Bahia, registrou a menor temperatura de 2015 até agora. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima foi de 20,9°C. O recorde anterior era de 21,3°C em 10 e 16 de maio.

Mais chuva nos próximos dias

Pelo menos até o fim de semana há previsão de chuva para Salvador. As pancadas podem variar de intensidade durante o dia e com os grandes volumes já acumulados desde o início do mês há o risco de mais alagamentos, inundações e pelo fato da terra estar bastante úmida deslizamentos de terra podem ocorrer novamente.