Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Santa Catarina registra a menor temperatura do ano

07/04/2015 às 09:36
por César Soares

A presença de uma massa de ar polar favoreceu a queda da temperatura em diversas áreas da Região Sul do Brasil. Tanto que em Santa Catarina foi registrada a menor temperatura do ano na cidade de Urupema.

A estação de medição do Epagri registrou 1°C. Nas imagens do satélite meteorológico é possível notar que poucas nuvens conseguem se formar sobre a região o que garante uma grande perda de calor na atmosfera, favorecendo a queda da temperatura mínima.

Já segundo informações do INMET a menor temperatura mínima do Rio Grande do Sul foi em Vacaria onde os registros chegaram aos 7,1°C. Em General Carneiro-PR a mínima foi de 5,5°C. Com as baixas temperaturas e a presença do ar seco, o fenômeno de geada é incentivado. Ele ocorreu em áreas de planaltos e serras da Região Sul.

As temperaturas caíram também por conta da presença de uma massa de ar polar de intensidade moderada que é comum para esta época do ano.

Durante os próximos dias a tendência é de que as temperaturas ainda continuem mais baixas nas madrugadas e manhãs, com o predomínio de muito sol as tardes já voltam a ficar com temperaturas um pouco mais altas.

A presença do ar seco ainda impede a formação de nuvens carregadas e a tendência é de que não tenha chuva nos Estados da Região Sul pelo menos até a sexta-feira (10).