Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Rio bate recorde de calor com quase 42º. Calor recorde em BH

16/02/2010 às 11:07
por Josélia Pegorim

O ar
quente que predomina sobre o Sudeste do Brasil deixou o tempo aberto, com sol forte e temperatura alta nesta terça-feira de carnaval na cidade do Rio de Janeiro. Hoje foi o dia mais quente do ano até agora na capital fluminense, batendo a temperatura do dia 08 de fevereiro quando os termômetros chegaram a 41,5ºC em Santa Cruz, na zona oeste do Rio. A temperatura máxima nesta terça-feira, dia 16 de fevereiro chegou a 41,8ºC na Praça Mauá. Muito calor! O recorde deste ano na estação da Praça Mauá era de 40,9 ºC no dia 04 de fevereiro e também foi quebrado. A presença de uma frente fria que avança para o Sudeste intensificou ainda mais o calor sobre a Região, provocando o aquecimento pré-frontal, que normalmente acontece antes da chegada de uma frente fria. O vento passa a soprar do interior do continente favorecendo desta forma um maior aquecimento. Esta temperatura é quase recorde absoluto para a estação da Praça Mauá, que é de 42ºC em dezembro de 2002. Vale ainda lembrar que estação da Praça Mauá está em atividade desde maio de 2002. Muitos cariocas torcem para que os meteorologista acertem 100% a previsão para os próximos dias: uma frente fria chega a cidade na quinta-feira, com chuva e queda de temperatura. A quarta-feira de cinzas ainda será extremamente quente no Rio de Janeiro, mas sem recordes. Pode chover à noite.

Calor aumentou em Belo Horizonte

A tarde desta terça-feira foi mais quente do ano também em Belo Horizonte. Às 16 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia mediu 32,6ºC, sendo o novo recorde de calor. A maior temperatura deste era de 32,1ºC, no dia 11 de janeiro. No aeroporto da Pampulha, a temperatura gava aos 34ºC. O calor foi intenso também na zona da mata mineira, com temperatura de 33ºC em Barbacena e de 32ºC em Juiz de Fora. Os mineiros vão sentir muito calor ainda nesta quarta-feira. Pode chover no fim da tarde em Belo Horizonte e na zona da mata mineira. No sul de Minas Gerais e no Triângulo, as pancadas de chuva começam no início da tarde.

Calor em São Paulo

Cidade de São Paulo teve a segunda madrugada mais quente de 2010. A mínima foi de 23,3ºC no Mirante de Santana, na zona norte.  O recorde do ano é de 23,4º no dia 12 de fevereiro. O calor da tarde de ontem igualou o recorde de 2010. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima no Mirante de Santana foi de 33,8ºC, igual ao recorde deste ano que ocorreu no dia 2 fevereiro. Uma frente fria chega a São Paulo nesta quarta-feira. O Carnaval 2010 termina em chuvas fortes e queda de temperatura.

Calor aumentou no Espírito Santo

As temperaturas na tarde desta terça-feira ficaram mais altas também no Espírito Santo. Todo o Estado teve um dia com sol forte e quase sem nuvens. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura em Alegre chegou aos 38ºC. Em Alfredo Chaves fez 37,1ºC. O aeroporto de Vitória registrou 34ºC. O calor aumenta em todo o Espírito Santo nesta quarta-feira.