Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor aumenta e nuvens crescem sobre São Paulo

09/01/2015 às 09:39
por César Soares

Depois de uma  manhã ensolarada e com céu azul, as nuvens já eram observadas no começo da tarde em várias áreas da cidade de São Paulo. Mas até as 14 horas, ainda não havia indícios de chuva.

A sexta-feira já amanheceu mais quente em São Paulo e por volta das 14 horas a temperatura já superava os 30°C não apenas na capital, mas em muitas áreas da Grande São Paulo. O aeroporto de Guarulhos estava com 33°C e o no Campo de Marte, na zona norte da capital, a temperatura chegava aos 32°C.

Acompanhe as áreas de chuva pelos radares Climatempo - USP 

A temperatura está mais alta, mas o ar está mais seco. Às 14 horas, a umidade relativa do ar no Campo de Marte era de 41% e ontem a esta hora era de 46%.

A queda dos níveis de umidade está ocorrendo em todo o Estado de São Paulo por causa da maior atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Este sistema causa queda dos níveis de umidade. O ar mais seco dificulta o crescimento das nuvens.

Na imagem de satélite no  modo visível do começo da tarde (12h45) de 9 de janeiro mostra o predomínio do tom preto sobre o Estado de São Paulo. Isto indica pouca ou nenhuma nebulosidade. A área com menor nebulosidade é o litoral.

Mas a chegada de umidade vinda oceano, associada com o forte calor, vai fazer com que pancadas de chuva ocorram entre a tarde e a noite na Grande São Paulo. Há o risco de chuva forte acompanhada por raios, mas de forma  rápida.

Muito sol e muito calor no fim de semana

O sábado e o domingo serão marcados pelo tempo firme, sol forte e muito calor em toda a Grande São Paulo. A diminuição da umidade disponível no ar vai reduzir o risco de tempestades. As pancadas de chuva ainda vão ocorrer por conta das altas temperaturas, que vão passar dos 30°C ao longo da tarde. A chuva ocorre de forma isolada, mas pode vir com forte intensidade nas áreas em que ocorrem.

Temperaturas entre 33°C e 35°C estão sendo previstas entre a sexta-feira e até a próxima segunda-feira, com grande chance de novo recorde de calor para 2015. O recorde atual é de 33,7°C , na tarde de 7 de janeiro.

São Paulo com pouca chuva nos próximos dias

A previsão para os próximos 15 dias não é nada animadora para o Estado de São Paulo. Devido ao posicionamento da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), não há a formação de sistemas típicos de verão como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é a responsável pelos grandes volumes de chuva acumulados na estação.

  Veja também Tempo no litoral: o papo é de elevador, mas a previsão é séria Ache a sua onda e a sua tribo no Climasurf Saiba como observar o cometa Lovejoy que está visível nos próximos dias Cuidados especiais com os alimentos em dias de forte calor