Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

São Paulo registra chuva forte depois de uma semana nublada

06/03/2010 às 17:16
por Josélia Pegorim

>Depois de uma semana nublada e fria, mas apenas com chuvas leves e inofensivas, nuvens pesadas voltaram a se formar sobre a Grande São Paulo. Choevu muito na manhã e no começo da tarde deste sábado. Até as 14h30, o CGE havia registrado 15 pontos alagados na cidade de São Paulo, principalmente nas zonas oeste e sul da cidade. Deste total, apenas 1 era intransitável. A estação meteorológica automática do Mirante de Santana, na zona norte da capital, acumulou 42,4 milímetros de chuva, entre 7 e 14 horas deste sábado, quantidade bastante elevada para o período. Quando a chuva começou, por volta das 7 horas, choveu 16,6 milímetros até 8 horas. 
O tempo chuvoso deste sábado não era esperado. A previsão era de pancadas de chuva que poderiam ser fortes, mas só a partir da tarde. Além da chuva imprevista, a cidade de São Paulo chegou perto de registrar hoje a menor temperatura à tarde deste ano. A menor máxima de 2010,no Mirante de Snatana, até agora, foi de 20,6°C no dia primeiro de março. A temperatura às 15 horas neste local foi de 22,3°C. No meio da tarde, com o afastamento das nuvens pesadas, a chuva foi parando e um solzinho apareceu no fim da tarde.
Não foi uma frente fria que trouxe estas nuvens pesadas de volta para São Paulo. Elas se formaram por conta de uma circulação de ventos especial,  nos médios e altos níveis da atmosfera. Isto aconteceu só no leste do Estado, perto do litoral. O ar está secando em grande parte do interior paulista e sol ficou forte neste sábado.  Algumas áreas de chuva se formaram no norte de São Paulo,mas principalmente por conta do calor.
Neste domingo, um ciclone extratropical se forma no litoral da Região Sul do Brasil. Este sistema é uma área de pressão baixa e vai ajudar a formar algumas nuvens pesadas também sobre parte do Estado de São Paulo. Por enquanto, não dá para descatar a chance de chover forte de novo na Grande SP neste domingo. No litoral paulista e no litoral da Região Sul, a situação é de alerta para ventos fortes e chuva forte. O mar começa a ficar agitado.

FASES DA LUA

  • Minguante
    20/12
  • Nova
    29/12
  • Crescente
    07/12
  • Cheia
    13/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06