Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

SECA: Situação crítica em Minas Gerais

05/08/2014 às 15:20
por Redação

por Maira Di Giaimo
O estado de Minas Gerais sofre com a forte seca deste ano.  A escassez de chuvas já levou 140 municípios a decretarem situação de emergência, segundo a Defesa Civil Estadual. A falta de água nos meses entre o outono e o inverno é até comum em muitas regiões mineiras, porém neste ano, com a falta de precipitações também no verão, a seca está muito mais intensa. Em muitos casos falta água até para beber. Confira o que diz o secretário executivo da Defesa Civil de Minas Gerais, Tenente Coronel Vasconcelos:
A estiagem tem prejudicado muito os setores relacionados à agricultura e à pecuária, que dependem diretamente da chuva. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais(SEAPA), com base nas estimativas do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola- LSPA/IBGE de maio de 2014, a produção de grãos teve uma diminuição de 3,56% comparado ao ano de 2013.

Alguns dos produtos mais afetados foram o sorgo 1ªsafra, com queda de 44,66% na produção em relação ao ano anterior,  o milho 1ª safra e o feijão 2ª safra.

Dentre as culturas permanentes e temporárias de longa duração, o destaque negativo foi para a cultura de maior expressão na balança comercial do estado:  o café.  Estima-se uma queda de 12,7%. Na mesma categoria, a uva teve uma retração de 9,30% na produção, seguida pela banana com uma diminuição de 6,56%.

Entre as dez regiões de planejamento do estado, a região Centro-Oeste apresentou  uma maior queda na produção degrãos, seguido pelo Sul de Minas, Zona da Mata, Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba. Essas regiões possuem representatividade histórica na produção de grãos em Minas Gerais.
Pelo menos nos próximos 15 dias, o quadro de seca em Minas Gerais permanece o mesmo. Grande parte do estado segue sem chuva. Apenas o leste mineiro tem a chance de chuvas fracas e isoladas que não acumulam valores significativos. Veja o mapa de chuva acumulada para os próximos 15 dias.