Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tempo seco no Cantareira

14/05/2015 às 12:08
por Josélia Pegorim

Cantareira estável, mas abaixo de 20%

O nível de armazenamento de água do sistema Cantareira está estável em 19,8% há 48 horas. Segundo a Sabesp choveu muito fraco nas últimas 24 horas em todos os mananciais que a abastecem a Grande São Paulo. A maior quantidade de chuva, 3,6 mm, caiu sobre o sistema Rio Claro. O Cantareira recebeu apenas 0,4 mm de chuva. A última chuva forte recente ocorreu entre os dias 10 e 11 de maio quando choveu 23,5 mm.

Desde meados de março, a frequência de eventos de chuva forte sobre os mananciais que abastecem a Grande São Paulo diminuiu bastante. Tem chovido menos também sobre o Cantareira. Durante o mês de abril choveu 45,3 mm, sendo que a média histórica é de aproximadamente 88 mm. Em 14 dias de maio, pela medição da Sabesp, o Cantareira recebeu 35,5 mm. A média de chuva para maio fica em torno de 78 mm. Previsão de pouca chuva

O tempo seco vai predominar sobre o Cantareira e os outros mananciais da Grande São Paulo nos próximos 15 dias. A chance de chover forte até o fim do mês é muito baixa. Sem chuva,  o nível do reservatório deve ter várias quedas durante a segunda quinzena de maio.

Dívida hídrica

O nível de 19,8% ainda está abaixo do limite mínimo do volume normal de capitação de água (volume útil). O volume de água atual ainda é da reserva técnica. O maior nível de armazenamento alcançado até agora com a chuva do verão de 2015 foi de 20,1%. Este nível foi atingido em 21 de abril e se manteve até 27 de abril. No dia 28 de abril, o nível de Cantareira baixou para 20,0%, a primeira queda depois de 85 dias consecutivos de estabilidade e elevação.

  Confira a previsão de chuva para o Brasil para 15 dias Como o El Niño vai influenciar o Brasil?