Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Rio de Janeiro tem novo recorde de calor

13/10/2014 às 09:28
por César Soares

Atualizado em 13/10/2014 às 15h56

O Rio de Janeiro esquentou muito nesta segunda-feira e bateu novo recorde de calor. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, às 14 horas a temperatura chegou aos 41,6°C na região da Vila Militar, na zona oeste carioca. O recorde anterior era de 41,4°C no dia 10 de fevereiro.

Sem nuvens, sem ar polar

Esta segunda-feira está sendo com calor intenso e ar extremamente seco em todo o Grande Rio. Por volta das 13 horas, o Alerta Rio chegou a registrar 42°C em Guaratiba, na zona oeste. O Campo dos Afonsos, também na zona oeste, marcava 41°C às 14 horas . Na mesma região da cidade, o aeroporto Jacarepaguá registrou 40°C. Na Marambaia, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,4°C. A base aérea de Santa Cruz também registrou 40°C.

A umidade relativa do ar chegou aos 11% na Vila Militar e a 13% na Marambaia

O forte bloqueio atmosférico que persiste sobre o Sudeste garante um início de semana com sol forte, calor e umidade relativa do ar em queda em diversas cidades. Na cidade do Rio de Janeiro. Não há expectativa de chuva.

O dia começou com temperaturas relativamente altas, segundo informações do aeroporto internacional Tom Jobim, a menor temperatura pela manhã foi de 20°C. Na imagem do satélite meteorológico, já é possível ver um favorecimento da entrada do ar seco, que é representada pelos tons em marrom.

Mais sol  menos chuva para os próximos dias no Rio de Janeiro

O ar mais seco ainda persiste sobre o Estado do Rio de Janeiro. Ao longo do próximos 15 dias não são esperados grandes volumes de chuva sobre a "Cidade Maravilhosa".  Os volumes acumulados chegam no máximo aos 30mm, como pode ser visto no mapa de previsão de chuva, nos tons em laranja.

O predomínio do ar seco deixa os dias com poucas nuvens e o sol fica forte por muitas horas. O calor aumenta e as tardes ensolaradas fazem com que as temperaturas máximas disparem. Somente na quarta-feira (15) há o risco de uma chuva modesta no Rio de Janeiro, que não devem vir com grandes volumes acumulados.