Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Semana começa seca no Sudeste

28/06/2015 às 17:30
por Michele Fernandes

Uma forte massa de ar seco, de origem polar, garantiu um fim de semana ensolarado para grande parte do Sudeste do país. A chuva ficou concentrada apenas no litoral norte do Rio de Janeiro e no litoral do Espírito Santo, mas a segunda-feira já deve começar com tempo firme nestas áreas. 

 

Além do sol forte que predominou em quase toda a Região, tivemos um fim de semana gelado e com diversos recordes de menores temperaturas mínimas do ano. A cidade de São Paulo e Belo Horizonte registraram recordes no último sábado (veja aqui e aqui). Além disso, Campos do Jordão (SP) amanheceu com geada e temperatura de apenas 0,4°C, enquanto Maria da Fé (MG), amanheceu com -0,3°C.

 

Mas ao longo desta semana, o frio vai perdendo intensidade na região Sudeste. As manhãs ainda prometem ser friazinhas, mas o frio do fim de semana não deve se repetir ao longo desta nova semana. Além disso, as tardes também já prometem ser mais agradáveis, com temperaturas acima do esperado para a época do ano.

 

Além do frio, que já está com os dias contatos (ao menos durante as tardes), o ar seco também não deve de estender por muito mais tempo sobre São Paulo. Na próxima quarta-feira já volta a chover em São Paulo, enquanto no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, apenas entre quinta-feira e sexta-feira. Já o restante de Minas Gerais, bem como o Espírito Santo, ainda devem permanecer com tempo firme pelo menos até sexta-feira.

 

Confira a seguir os acumulados de chuva previstos para esta semana. 

 

Acumulado de chuva previsto para esta semana.

 

É possível observar que os maiores acumulados de chuva se concentram sobre o centro-sul e extremo oeste de São Paulo. Os acumulados nestas áreas devem variar entre 30 e 50mm, enquanto no leste paulista, no extremo sul de Minas Gerais, no Grande Rio e região Serrana, os acumulados ficam apenas entre 10 e 20mm.