Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ondas podem chegar aos 4 metros no RS e em SC

25/05/2015 às 16:57
por Josélia Pegorim

Atualizado às 20h18 de 26/05/2015 Um forte swell se espalha pelo litoral das Regiões Sul e Sudeste nos próximos dias. O mar fica cada vez mais agitado até o fim da semana, com ondas que podem superar 2,0 m por vários dias consecutivos em praias do Sul e do Sudeste. A agitação no mar e a elevação das ondas acontece por causa da recente passagem de um grande ciclone extratropical pela costa da Argentina e de um outro ciclone extratropical que se forma no litoral da Região Sul entre a quarta, 27, e a quinta-feira, 28 de maio. A baixa pressão provoca também fortes rajadas de vento no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que podem alcançar velocidades entre 70 km/h e 90 km/h.   Confira a previsão das ondas para o Sul e Sudeste  

  27 de maio - quarta-feira Mar muito agitado na costa Sul do Brasil, com ondas em torno de 3,0m no litoral norte do RS e no centro-sul de SC, incluindo Florianópolis. Ressaca no RS e em SC. Entre o litoral do PR e do RJ, as ondas podem alcançar 2,0m, com picos de até 2,5m no litoral da cidade do Rio. No ES o mar sobe e as ondas chegam a 1,5m. Ondulação virando de sudeste no Sul, mas permanece de sul no Sudeste.   28 de maio – quinta-feira Mar muito agitado e ressaca no litoral do RS e no centro-sul de SC, incluindo Florianópolis, com ondas de até 3,5 m a 4,0 m. Ressaca no RS e em SC. Entre o PR e o ES, ondas em torno de 2,0m, com forte ondulação de sul. O litoral da cidade do Rio de Janeiro pode ter pode ter picos de 2,5 m. Não há expectativa de ressaca, apesar da agitação marítima.

 

29 de maio – sexta-feira Mar muito agitado, ainda com risco de ressaca no litoral do RS e centro-sul de SC. A altura das ondas vai diminuindo no decorrer do dia, mas ainda podem ocorrer picos de 4,0m na madrugada. No decorrer da manhã, as ondas ficam em torno dos 3,0m. Entre o PR e o ES, ondas em torno de 2,0m, com picos de 2,5 no litoral de SP. A ondulação é forte de sul. Não há expectativa de ressaca, apesar da agitação marítima.

 

30 de maio – sábado Agitação marítima enfraquece de forma geral e a altura das ondas vai diminuindo no decorrer do dia No litoral do RS e no centro-sul de SC, o mar ainda fica muito agitado e há risco de ressaca no litoral do RS e de SC. As ondas ainda podem alcançar 3,0m na madrugada e diminuem para 2,0 m à tarde. Entre o PR e o ES, as ondas ficam em torno de 1,5m de manhã e diminuem para 1,0m até a noite.   31 de maio – domingo As ondas continuam diminuindo. No litoral do Rs e no centro-sul SC, ainda podem ocorrer picos de 2,0m na madrugada e em torno de 1,5m no decorrer do dia. Entre o PR e o ES, as ondas diminuem para 1,0m.