Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Risco de mais deslizamentos em Salvador

28/04/2015 às 09:31
por César Soares

Atualizado em 28/04/2015 às 16h32

Fortes áreas de instabilidade continuam provocando chuva no Recôncavo Baiano. Os grandes volumes de chuva acumulados desde o sábado (25) já acarretam em alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Segundo informações das agências de notícias, já foram confirmadas 15 mortes e duas pessoas seguem desaparecidas.

Segundo informações da Defesa Civil de Salvador somente entre a madrugada e o início da tarde desta terça-feira (28) já há um total de 299 solicitações, dentre elas 159 são de deslizamentos de terra.

A persistência da chuva por um longo período facilita a umidificação do solo, ou seja, camadas cada vez mais profundas de terra ficam com água, o que favorece a ocorrência de deslizamentos e desabamentos.

Nova frente fria chega e chuva continua

A chuva não dará trégua em Salvador. Na quarta-feira (29) há um modesto enfraquecimento nas pancadas de chuva, mas que ainda podem ocorrer a qualquer momento. Mas na quinta-feira (30) a chegada de uma nova frente fria vai trazer mais instabilidade e grandes volumes de chuva para a região.

Como o solo já está bastante úmido, há o risco de novos deslizamentos. A água acumulada nos últimos dias também deixou os rios, lagos e córregos cheios de água, dessa forma há a possibilidade de novos alagamentos e inundações nesta área.