Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Serra do RJ tem frio abaixo de 5°C e geada

15/07/2015 às 12:25
por Josélia Pegorim

Apesar do calor que tem feito nos últimos dias na Região Sudeste, as madrugadas ainda estão sendo frias em grande parte da região. Várias cidades da Região Sudeste tiveram uma madrugada fria nesta quarta-feira, com temperaturas abaixo dos 10°C. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura em Nova Friburgo baixou para 4,8°C. O frio intenso provocou até a formação de geada. O fenômeno ocorreu em pequenas áreas e foi registrado por.

 

 

#fotografeotempo por Matheus Matias

 

Quase todas as regiões paulistas amanheceram com temperaturas altas para esta época do ano e até a sensação de calor. Mas em Campos do Jordão, a temperatura mínima foi de 8,2°C. No Rio de Janeiro, a temperatura mínima foi de 4,8°C. Em Minas Gerais, a menor temperatura mínima foi de 7,4°C em Monte Verde. No Espírito Santo não houve temperatura abaixo dos 10°C, mesmo assim fez um pouco de frio nas cidades mais elevadas. Em Afonso Claudio, a temperatura mínima foi de 12,6°C. Todas as temperaturas foram medidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Sem ar polar

As baixas temperaturas não foram provocadas por nenhuma nova entrada de ar polar intenso sobre a Região Sudeste. A queda acentuada da temperatura foi o efeito do que os meteorologistas chamam de perda radiativa. Isto acontece em qualquer lugar e em qualquer época do ano quando há pouca ou nenhuma nebulosidade durante a noite.

 

Entenda o que é a perda radiativa

 

 

 

Não há previsão de ar polar intenso sobre a Região Sudeste nos próximos dias. A circulação dos ventos sobre a América do Sul está dificultando a passagem do ar polar do Sul para o Sudeste.

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim