Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sexta com muita chuva entre PE e MA

13/03/2014 às 21:44
por Josélia Pegorim

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se intensifica na costa norte do Brasil e espalha nuvens carregadas entre o Maranhão e Pernambuco. A chuva começou a cai forte nesta quinta-feira em vários locais e alagou Natal, capital do Rio Grande do Norte. Até a segunda-feira, as áreas de instabilidade da ZCIT podem provocar vários eventos de chuva forte no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. A chuva pode causar transtornos nas cidades e há risco de raios. Pode chover forte também nas capitais.

 

Chuva alaga Natal Várias áreas de Natal, capital do Rio Grande do Norte, ficaram alagadas nesta quinta-feira por causa da chuva volumosa que caiu sobre a cidade. A chuva começou de manhã cedo e não deu trégua. Por volta das 20 horas ainda chovia. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 77,6 mm de chuva até 20 horas. Neste período, a chuva mais intensa caiu entre 15h e 16h acumulando quase 37 mm. Esta quantidade de chuva em 1 hora é bastante elevada e suficiente para causar alagamentos. Segundo o Inmet, a média de chuva para a março é de aproximadamente 196 mm.

A chuva caiu forte também na Paraíba. Entre 20 horas do dia 12 e 20 horas do dia 13 de março choveu 78 mm em Camaratuba, no litoral paraibano e 28 mm em João Pessoa. Em Recife, no mesmo período, choveu 44 mm.