Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Grande SP ainda tem pancadas chuva nesta noite

23/01/2015 às 09:32
por César Soares

Atualizado em 23/01/2015 às 19h20

Os radares Climatempo-USP detectam áreas de chuva forte  sobre as zonas norte e centro da capital. Chuvas moderadas a fortes ocorrem na região de Guarulhos.  Trovoadas podiam ser ouvidas na Climatempo (região dos bairros da Vila Mariana e Paraíso) por volta das 19 horas. A chuva começou a cair fraca por volta das 19h20. No decorrer da noite, as áreas de chuva ainda podem ocorrer em várias das capital e da Grande São Paulo, com moderada intensidade.

A sexta-feira começou nublada e com garoa, mas depois o sol apareceu por algumas horas e a temperatura chegou aos 26°C em várias áreas da cidade.

Nas imagens do satélite meteorológico é possível verificar a passagem pela manhã sobre a Grande São Paulo, das  nuvens vindas do interior, mas que não eram carregadas o suficiente para provocar temporais.

A presença da baixa pressão atmosférica que formou nuvens carregadas no litoral, e provocou temporais que alagaram a cidade de Santos, já está se afastando do litoral de São Paulo.  A presença de muitas nuvens, chuva e a entrada de ventos de sul, de origem polar fizeram a temperatura cair desde a quinta-feira, como ser observado no gráfico que mostra as temperaturas mínimas e máximas no aeroporto de Congonhas.

A queda é observada tanto na temperatura máxima quanto na mínima. O calor da tarde é amenizado por conta da presença de mais nuvens que impedem a entrada dos raios solares que são importantes para o aquecimento do ar próximo à superfície. Com o transporte de um pouco de ar polar, as temperaturas mínimas também tendem a cair.

Menos chuva e mais sol no fim de semana

A quantidade de nuvens e o risco de chuva pela manhã vão diminuir bastante ao longo do fim de semana. O sistema de baixa pressão atmosférica que está posicionado na costa de São Paulo se desloca para o litoral de Santa Catarina e perde intensidade. O sol já aparece durante um período maior ao longo do sábado (24), mas há o risco de pancadas de chuva entre a tarde e a noite.

No domingo (25) o sol já aparece forte pela manhã e a temperatura sobe, novamente as pancadas de chuva se concentram entre a tarde e a noite. Não estão descartados os temporais que ocorrem entre o final da tarde e o início da noite por conta da umidade e do calor.

Confira as praias no Portal ClimaSurf!