Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Só nuvens, mas sem chuva

07/10/2014 às 12:44
por Josélia Pegorim

Um grande aumento nuvens ocorre sobre o Estado de São Paulo e até escondem um pouco o sol. Mas será que chove?   São Paulo/SP - César Soares (Climatempo)

A foto tirada pelo meteorologista da Climatempo, César Soares, mostra a presença de algumas nuvens no céu. Essa nebulosidade é formada nos níveis altos atmosféricos que ficam entre 250-300hPa, cerca de 12 km de altura.

As nuvens não vieram de uma frente fria. Elas avançaram do Sul do Brasil acompanhando o movimento de um cavado. Um cavado não traz ar polar, como uma frente fria.

Na foto, é possível verificar a presença de nuvens do tipo Cirrostratus (Cs) e Cirrocumulus (Cc), que são compostas basicamente de gelo, e de Altocumulus.

Esta semana será marcada pela presença de pouca nebulosidade. O ar seco ganha força sobre São Paulo e não há condições para chuva. A tendência é de aumento de temperatura e queda da umidade relativa do ar.

Quer saber mais sobre os tipos de nuvens e quais provocam chuva? Confira o explicando o tempo com a Maria Clara.

Sabia também que nuvens estranhas se formam nos céus do mundo? Não! Então veja também o explicando o tempo sobre "Nuvens Estranhas". Clique e assista.