Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sol e calor em São Paulo

16/12/2014 às 10:38
por César Soares

O sol brilha forte em todo o Estado de São Paulo. A temperatura sobe rápido e poucas nuvens conseguem se formar por conta da presença de um ar mais seco. Nesta terça-feira (16) somente áreas do norte paulista tem previsão de chuva, em forma de rápidas pancadas isoladas a partir do período da tarde.

Na imagem do satélite meteorológico é possível ver que poucas nuvens conseguem se formar o que reduz bastante as chances de chuva em São Paulo.

As correntes de vento nos níveis médios atmosféricos 500hPa (aproximadamente 6 km de altura com relação à superfície) mostra a presença de um sistema de alta pressão atmosférica que impede a chegada de sistemas mais organizados vindos de sul e também provoca a descida do ar das camadas mais altas da atmosfera para as mais baixas, o que impede a formação de nuvens carregadas.

A condição de tempo mais firme sobre o Estado de São Paulo se dá após a passagem de uma frente fria na semana anterior. Com isso uma fraca massa de ar polar conseguiu avançar para algumas áreas do Sudeste, não a ponto de provocar uma queda brusca na umidade relativa do ar, mas conseguiu deixar o ar menos úmido e amenizar o calor.

Nesta terça-feira (16) a condição do tempo ainda será com muito sol, poucas nuvens e calor em todo o Estado de São Paulo. As chances de chuva são pequenas principalmente sobre o Vale do Paraíba, Faixa Leste, Grande São Paulo, Vale do Ribeira e em Presidente Prudente. Somente no norte do Estado há o risco de chuva rápida e localizada a partir da tarde.

A semana vai terminar com chuva em São Paulo

A quarta-feira (17) também será de muito sol em todo o Estado de São Paulo, o tempo firme predomina e a chuva ocorrerá apenas sobre o norte paulista novamente devido a chegada de umidade vinda de norte.

As chances de chuva aumentam a partir da quinta-feira (18) com o avanço de uma frente fria que não passa pelo Sudeste, mas consegue organizar áreas de instabilidade trazidas pelos ventos vindos de noroeste. Com a chegada de mais umidade e a presença de calor há o risco de temporais, como os volumes de chuva serão elevados em um curto período de tempo são esperados alagamentos em diversas áreas.

Entenda o que são os sistemas atmosféricos de verão Alta da Bolívia e VCAN  Fotografeotempo! #É tempo de Natal!   Previsão climática para o verão de 2015 no Brasil