Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sol e calor no Rio de Janeiro

25/09/2014 às 10:07
por César Soares

A frente fria que se posicionou na costa de São Paulo foi capaz de mudar a direção dos ventos sobre o Rio de Janeiro e provocar o aumento de nebulosidade na noite de quarta-feira (24). Mas a presença de uma grande massa de ar seco impede a formação de grandes nuvens ou chuva sobre a "Cidade Maravilhosa". Ou seja, as nuvens vieram, mas a chuva não.

Na imagem do satélite meteorológico as áreas em verde indicam a presença de nuvens sem grande profundidade na atmosfera, que não conseguem provocar chuva.

 

O tempo firme de quarta-feira também favoreceu a rápida elevação da temperatura e calor. A máxima chegou aos 35,8°C na estação convencional do Rio de Janeiro.

 

Mais sol e pancadas de chuva

O sol ainda persiste sobre oi Rio de Janeiro na quinta-feira (25). O ar seco impede a formação de nuvens o que auxilia na rápida elevação da temperatura. A chuva só começa a partir da sexta-feira (26), em forma de rápidas pancadas de chuva que podem vir com forte intensidade e serão mais presentes entre o final da tarde e a noite.

Clube das quarentonas O Rio de Janeiro lidera o ranking do calor das capitais em 2014. Até o dia 24 de setembro, a maior temperatura do ano dentre as capitais era de 41,4°C, na cidade do Rio. Veja outras capitais que já registraram 40°C este ano.