Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Volta a chover forte na Grande SP

04/03/2015 às 09:42
por César Soares

São Paulo começou o dia com poucas nuvens e as temperaturas subiram rápido. Após um início de semana com tempo seco, a chegada de mais umidade já favorece a ocorrência de pancadas de chuva típicas de verão. Desde o domingo, a maioria das áreas da Grande São Paulo não tiveram chuva.

As imagens do satélite meteorológico entre a madrugada e o início da manhã mostram a presença de poucas nuvens na Região Metropolitana de São Paulo. Os tons em marrom indicam a presença de um ar mais seco, os tons em verde indicam a presença de nuvens que não são capazes de provocar chuva.

Ao longo da tarde mais umidade chega tanto do interior quanto do litoral o que vai incentivar a formação de grandes nuvens carregadas e provocar pancadas de chuva. Mas como não há a presença de nenhum sistema grande que organize estas instabilidades, como uma frente fria, a tendência é de pancadas de chuva isoladas. Há risco de chuva forte. As pancadas podem ocorrer em vários locais capital e de municípios da Grande São Paulo.

Risco de chuva forte aumenta nos próximos dias

Até o fim da semana a tendência é de intensificação das áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo que e as pancadas de chuva vão ser mais frequentes na região da Grande São Paulo.  O ar continua quente e úmido. Um sistema de baixa pressão atmosférica vai se posicionar na costa de São Paulo e forçar uma grande organização das áreas de chuva. Há o risco de temporais tanto no sábado (07) quanto no domingo (08).

A intensificação da baixa pressão ocorre a partir da sexta-feira.

Veja como as baixas pressões vão dominar o centro-sul do Brasil nos próximos dias.

Como o calor afeta a sua saúde?