Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sol em Porto Seguro, depois de mais de 60h de chuva

10/05/2012 às 11:44
por Josélia Pegorim

Sol em Porto Seguro, depois de mais de 60h de chuva

Foram 63 horas de chuva sem parar, desde 4 horas da madrugada do dia 7 de maio.  Neste período, o Instituto Nacional de Meteorologia registro um acumulado  de 187,2 milímetros de chuva sobre Porto Seguro. Na região do aeroporto local, as últimas pancadas de chuva ocorreram por volta das 19 horas de ontem. Depois de tanta chuva, as áreas de instabilidade se dissiparam, as nuvens carregadas se foram e finalmente o sol reapareceu na manhã desta quinta-feira. Nos últimos três dias, com o tempo chuvoso, a temperatura no aeroporto de Porto Seguro não passou dos 24ºC. Hoje com sol, às 10 horas da manhã a temperatura já chegava aos 26ºC. Toda a chuva na região de Porto Seguro, e que também foi volumosa em outras áreas do extremo sul da Bahia, foi consequência da passagem de uma frente fria no fim da semana passada. A circulação dos ventos nos níveis elevados da atmosfera, sobre o sul da Bahia, colaborou para reforçar e manter as nuvens carregadas. As áreas de instabilidade se dissiparam com o total afastamento da frente fria e a mudança na circulação dos ventos

Salvador continua com pouca chuva

 As áreas de instabilidade que se formaram pelo litoral da Bahia esta semana também provocaram chuva sobre Salvador, mas com intensidade muito menor do que a que ocorreu em Porto Seguro. A manhã chuvosa na capital baiana nesta quinta-feira escondeu a realidade da seca por algumas horas.

Na escala anual, maio é o mês mais chuvoso em Salvador. A média normal de chuva fica em torno de 325 milímetros. Em 8 dias, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 31 milímetros, apenas 10% da média.

Ainda é muito cedo para projetar um maio seco, ou com chuva abaixo do normal, a exemplo do que vem sendo observado desde dezembro do ano passado. A chuva de abril ficou 85% abaixo da média.

A situação meteorológica para a semana que vem até é animadora. Uma nova frente fria deve alcançar o litoral da Bahia. Na segunda-feira, dia 14, esta frente fria estará aumentando de novo a chuva no sul da Bahia e a partir da quarta-feira, dia 16, as condições para chuva aumentam em Salvador.

Foram 63 horas de chuva sem parar, desde 4 horas da madrugada do dia 7 de maio.  Neste período, o Instituto Nacional de Meteorologia registro um acumulado  de 187,2 milímetros de chuva sobre Porto Seguro. Na região do aeroporto local, as últimas pancadas de chuva ocorreram por volta das 19 horas de ontem. Depois de tanta chuva, as áreas de instabilidade se dissiparam, as nuvens carregadas se foram e finalmente o sol reapareceu na manhã desta quinta-feira. Nos últimos três dias, com o tempo chuvoso, a temperatura no aeroporto de Porto Seguro não passou dos 24ºC. Hoje com sol, às 10 horas da manhã a temperatura já chegava aos 26ºC.